Localizada no lugar chamado “Fonte do Coxo” em Cedovim, concelho de Vila Nova Foz Côa, foi construída por volta de 1940 por José Augusto Costa substituindo a antiga adega existente no tempo do seu pai, Miguel António Costa.

Ao longo dos anos até ao presente, as instalações têm sido modernizadas, fazendo face à necessidade de crescimento e à evolução constante dos equipamentos e métodos de produção de cada época.

A aliança entre a tradição e a modernidade

A adega e o equipamento exibem um misto de tradição e inovação. Estas actualizações contínuas proporcionaram um espaço onde se encontra desde as tradicionais ânforas argelinas a cubas de fermentação com temperatura controlada, tradicionais cubas construídas em betão e revestidas a epóxi para armazenamento de vinhos, assim como cubas de inox de diversos tamanhos, pequenos cascos de carvalho e os tão importantes tonéis de madeira para envelhecimento dos Vinhos do Porto.

Uma visita e prova na adega Amável Costa é uma viagem entre a memória e a excelência do vinho.

Do fabrico ao armazenamento entre seculares tonéis de madeira visualizamos o tempo que passou, mas que permanece no aroma e sabor dos Velhos Vinhos do Porto.

Desde o século XIX a memória floresce em infindáveis sabores