Miguel Costa e Família

Miguel António Costa, bisavô da actual proprietária, produzia e vendia Vinho do Porto a granel. Nessa altura o transporte era feito em pipas, bem-acondicionadas em Barcos Rabelo que seguiam pelo rio Douro até aos armazéns de Gaia.

A dedicação de Miguel António Costa ao Vinho do Porto e a convicção de que o armazenamento/envelhecimento seria uma boa iniciativa, leva-o a conservar na sua adega, algum Vinho do Porto em vasilhas de madeira. Um pequeno tonel ainda hoje lá permanece e guarda um lote de vinho do porto velho que testemunha esta época.

O seu neto, Agostinho Amável Costa, seguindo a tradição de seu pai, José Augusto Costa, aumenta substancialmente as áreas de colheita a partir da década de 1960. Em 1989 cria a marca Amável Costa dando início a uma visão pessoal de um Porto de excelência, oriundo da região do Douro Superior. Começa a acumular um considerável stock de vinhos velhos resultante desta expansão, sendo que a partir da década 1990 começa a engarrafar uma pequena parte dos vinhos que tem em granel.

Família Amável Costa

Família amável Costa na víndima em 1933, (Em destaque: Agostinho Amável Costa)

A partir de 2013, Agostinho Amável Costa afasta-se da liderança da empresa devido à idade, passando as rédeas para a filha, Isabel Costa. Existiu de imediato uma vontade enorme de renovar vários aspetos da empresa.

Simultaneamente, foram realizadas obras de restauro da adega, bem como a aquisição de novo material de vinificação. Começou igualmente a aumentar a quantidade de venda em garrafa, havendo um total rebranding do portfólio. Das múltiplas marcas criadas por Agostinho Costa, foi mantido o foco em apenas duas: Amável Costa e Cedovim.

Agostinho Amável Costa

Isabel Costa e David Costa Branco

A Amável Costa, que atualmente já conta também com o dinamismo da 5ª geração da família, pretende, portanto, aliar os conhecimentos do seu passado com uma filosofia empresarial adequada aos tempos atuais. Uma aposta na constante inovação tendo sempre em conta a enorme tradição na produção de vinhos de Porto que a casa possui. O reconhecimento internacional, demonstrado pelas medalhas ganhas em importantes concursos como a Decanter Wine Awards ou o International Wine Competion motivam-nos a continuar a trabalhar e melhorar os nossos produtos.